25/Novembro/2017 – “De El Calafate até Los Antíguos – AR”

Publicado em Publicado em Diário de bordo

Deixamos o Camping El Niriguao, às 11h 49min,  mais uma vez sem pressa, com o próximo destino intermediário de Três Lagos, um posto de combustíveis, “sem bandeira” recomendado como sendo uma boa alternativa para pernoite, mas uma péssima oportunidade para abastecer, visto que o valor do combustível é pelo menos 30% acima da média e o pagamento só pode ser realizado em espécie, nada de cartão de crédito.

Confirmamos todos os relatos, principalmente quanto aos preços abusivos (um café: R$ 10,00). Apesar de existir wifi, este só é liberado se a senha for inserida pela própria atendente. Porque esta limitação ? Ninguém fica por ali permanentemente para ficar utilizando wifi 100% do tempo. Porque esta prática ???

Apesar o vento intenso que de fato atrapalhou um pouco o sono, a noite foi tranquila e animada, pela chegada de vários Overlanders, várias Motos (muitas) do Brasil, para pernoitar assim como nós.

Dia seguinte, hora de seguir em frente e obviamente hora de fazer contato com os Overlanders que ainda estão se aprontando para seguir seus destinos. Encontramos um casal de Brasileiros em mais uma pitoresca Kombi (RockKombi) que estavam em uma animada conversa com um casal de Suiços também em uma Kombi Suiça (vejam as fotos).

Seguimos nosso plano, agora com destino à Gobernador Gregório, também um posto de combustíveis YPF. Seguimos desfrutando da estrada, agora de rípio, logo nos deparamos no trajeto, com uma camper do Brasil, que também nos identificou, paramos, eles retornaram e passamos ótimos momentos, conversando e nos conhecendo. Fantásticas coincidências das estradas. Depois de muita conversa nos despedimos do casal Alexandre e Simone, que esperamos nos encontrar em algum lugar “por aí”.

Chegamos à Gobernador Gregório, identificamos o posto YPF recomendado, completamos o tanque do artniC com Diesel S10, estacionamos próximo à lanchonete, e foi só relaxar, apesar do já companheiro de viagem o “Sr vento” muito intenso durante toda à noite, sacudindo o artniC.

Dia seguinte, identificamos uma torneira com acesso a água e aproveitamos para completer o tanque de água com o consentimento da equipe do posto de combustíveis e depois seguimos em frente, com previsão de parada na cidade de Perito Moreno, cerca de 350 Km de distância com muito vento, literalmente pela frente.

Seguimos para nosso novo destino traçado e confirmando as informações sobre os ventos e constatamos a intensidade desses. Trafegamos a maior parte do tempo à velocidade máxima de 50 Km/h, consumo de aproximadamente 3,0 Km/litro (conforme computador de bordo) e acelerador quase no fundo.

No trajeto, tivemos que fazer uma parada para fotografar o famoso e pitoresco posto de combustíveis localizado em “Bajo Caracoles”, com suas bombas expostas, cobertas de adesivos. Este era o único posto de combustíveis na antiga Ruta 40 no trecho entre El Calafate e Perito Moreno que tornou-se famoso por socorrer muitos viajantes que passavam por ali já quase sem combustível e nem sempre encontravam o precioso liquido por ali, e quando encontravam, o preço naturalmente era acima da média e até hoje só aceita pagamento em Pesos Argentinos e nada de cartão de crédito, assim como também não funciona à noite. Creio que agora esta se tornando apenas lenda, visto que a Ruta 40 neste percurso já esta quase toda asfaltada (faltam apenas 72 Km para concluir este trecho com asfalto) assim como foi redesenhada agora inteliga outras cidades como Três Lagos e Gobernador Gregório, com isso o trajeto ficou mais longo, aproximadamente mais 100 Km, porém mais seguro e sem dificuldades para obtenção de combustível.

Durante o trajeto, resolvemos seguir direto para Los Antíguos – AR, acrescentando mais 60 Km no deslocamento inicialmente previsto.

Após chegada ao novo destino, Camping Municipal, ainda com luz do dia às 17h 02min, confirmamos que foi uma ótima alternativa.

Nosso propósito era de pernoitar, fazer nosso procedimento de faxina e seguir no dia seguinte para o Chile. Depois de instalados e já desfrutando do agradável Camping, resolvemos ficar pelo menos mais um dia. Assim fizemos. Foram dois dias muito agradáveis e de muito trabalho, também prazeiroso, fazendo comidas, lavando roupas e limpando nossa casa.

Engano nosso, não foram só dois dias, mas sim 6 dias em Los Antiguos/Ar. Por ali tivemos mais uma grande satisfação de conhecer o casal de Mineiros Igor e Cynthia. Tivemos a oportunidade de almoçarmos juntos e conversar muito, além de obviamente saborearmos alguns vinhos.

Tudo que é bom dura pouco, nossos novos amigos seguiram viagem e nós descansamos mais um dia antes também seguirmos viagem. Mas obviamente que já pré agendamos, não sabemos para quando, mas já esta agendado um encontro na Lapinha da Serra, próximo à Serra do Cipó, visto que nossos novos amigos são Mineiros de Belo Horizonte e conhecem muito bem este belo local que já tivemos a oportunidade de desfrutar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *