27/Dezembro/2017 – “ De Coyhaique até Puerto Cisne – CL”

Publicado em Publicado em Diário de bordo

No dia em que chegamos (17/dez) assistimos pela internet, uma notícia sobre um desmoronamento de terra ocorrido na cidade de Santa Lúcia, no Sul do Chile, à princípio não nos chamou a atenção, mas no dia seguinte o proprietário do camping nos procurou perguntando se estávamos seguindo para o Norte ou para o Sul do Chile. O propósito era simplesmente de nos informar que o acesso ao Norte do Chile pela Carretera Austral estava interrompido devido ao deslizamento de terra ocorrido na cidade de Santa Lúcia que destruiu a cidade e consequentemente parte da Carretera Austral que cruza a cidade e também onde se encontra o acesso à cidade de Futaleufú, que era o nosso próximo destino. O desastre foi considerado desastre Nacional e a destruição foi enorme, que pudemos verificar nos vídeos disponíveis na internet.

Hora de refazer os planos. As alternativas eram poucas, a primeira tratava se de seguir de Ferry Boat para Chiloé e depois seguir por terra para o Norte, porém, assim como nós, todos que necessitam seguir ao Norte também pensaram assim.

Conclusão, dia 19/dez só haviam passagens disponíveis para o destino pretendido a partir do dia 10/jan/2018, portando a decisão ficou fácil, nos restava retornar alguns Kilometros e seguir para Argentina via um Passo Fronteiriço em Coyhaique e depois percorrer a Ruta 40 rumo ao Norte.

Continuamos então a aproveitar desta boa e hospitaleira opção de camping. Apesar da insistente chuva que permaneceu durante todos os 10 dias que estivemos no Camping Torres del Simpson.

Neste período tivemos a grata surpresa de receber o casal Vagner & Tati, já nosso conhecido através do instagram (@tavapelomundo), eles estavam por perto e resolveram passar por aqui para nos conhecer pessoalmente. Foram ótimos momentos de muita conversa e a maior curiosidade é que já havíamos passado em frente à casa deles quando fomos ao Mato Grosso do Sul, retornando do Pantanal. Curiosidades da vida…

Também recebemos um casal de Alemães que já havíamos conhecido em Puerto Tranquilo, com seu muito bem preparado Motorhome Mann 4×4 que já estão viajando pelo mundo à alguns anos e que pretendem ficar pela América do Sul pelo menos por um ano e não sabem ainda como farão para conhecer o Brasil, porque é muito grande e existe a limitação do prazo de validade do “Visto” de permanência de estrangeiros que é de 90 dias.

Já estavamos conformados com a nova rota de seguir ao Norte pela Ruta 40 (Argentina), até que no dia 24/dez recebemos a informação de um grupo de Franceses que chegou em um Motorhome com o destino também ao Norte, que havia disponibilidade de passagens para o dia 28/dez, na embarcação que segue de Puerto Cisnes, para Ilha Chiloé (Quellon), que era a nossa primeira opção e que eles irião aproveitar a oportunidade. Avaliamos e prontamente acessamos à internet para providenciar nossa reserva ao mesmo tempo que eles.

Planos refeitos e nova rota traçada.

Dia 27/dez pela manhã nos preparamos e seguimos viagem rumo à Puerto Cisnes, sob a chuva.

Foram cerca de 170 Km e chegamos ao nosso destino no início da tarde.

Para variar a estrada nos proporcionou imagens fantásticas. Chegamos à Puerto Cisnes e fomos direto para o Porto, com propósito de reconhecer o local de embarque no dia seguinte. Ao chegarmos fomos gentilmente atendidos, sob forte chuva, pelo representante da CIA de Navegação que de imediato nos perguntou se não gostaríamos de estacionar no interior da área de embarque e passar a noite por ali, antes mesmo de solicitarmos esta alternativa. De imediato aceitamos, nos posicionamos, buscamos a rede de wifi, solicitamos gentilmente se poderíamos ter acesso e tudo certo, artniC estacionado, wifi operando 0800, chuva caindo com força total, foi só relaxar e aguardar o dia seguinte para embarque, mesmo sem conhecer a cidade de Puerto Cisnes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *